ARMA 3 - Guia para DEFESA


Olá Pessoas. 
Hoje traremos um guia que aborda como conduzir defesa eficaz para um campo de batalha.
Estas medidas são adotadas quando se tem hostilidade na área de atuação e servem para atrasar ou prevenir invasões.



MONTANDO DEFESAS

Como defensor, a primeira coisa que você deve identificar será qual o objetivo. Para isto defini-se os princípios estratégicos de cada área de atuação.

Veja alguns abaixo.
  • O principio da massa – dado que todas as coisas começam iguais, enviar uma única unidade tática aliada para combater uma única unidade tática inimiga resultará em uma chance de 50% de derrota, resultando em uma razão de 1 para 1 de perda em nível estratégico. Contudo, enviar duas ou mais unidades para combater uma única unidade inimiga irá resultar em um razão de perda menor que 1 para 1.
  • Selecionar objetivos decisivos.
  • Tomar a iniciativa de seu inimigo.
  • Concentrar suas forças em um ponto decisivo.
  • Economizar seus recursos pela redução dos gastos
  • Coordenar o movimento de seus recursos para alcançar seu objetivo.
  • Manter a cadeia de comando.
  • Coordenar suas tarefas para alcançar a máxima eficiência.
  • Manter segredo até que seja tarde para seu oponente reagir.
  • Empregar elementos inesperados tais como burla, velocidade, criatividade e audácia.
  • Manter seus planos tão simples quanto possível para completar sua tarefa.
  • Escolher estratégias flexíveis para você poder se adaptar as mudanças de condições.
  • Organize para maximizar a eficiência.
  • Mantenha a moral alta mesmo em face dos revezes.
  • Saber a hora certa de atacar. 

Dependendo do tipo de ação a ser utilizada, defini-se o tipo de estratégia para ser utilizada. Seja para manter uma área por um longo período de tempo, ou talvez, atrasar o inimigo antes de bater em retirada, pode ser que você precise defender um veículo, uma estrutura, um ponto de upload de um round de END GAME, ou proteger algo valioso. Seja qual for o objetivo, você deverá adaptar seu plano estratégico para isto.

O segundo aspecto a ser considerado é o terreno do combate. Você sempre deverá obter as melhores vantagens táticas possíveis e dificultar as situações para o inimigo. 



Uma vila cercada por terreno aberto é um bom exemplo, onde as estruturas irão fornecer cobertura e camuflagem, enquanto o inimigo será forçado a se aproximar pelo campo aberto.

Ter uma boa visibilidade do perímetro é importante, pois, você deve conseguir visualizar o inimigo coma máxima  antecedência possível para se preparar ao ataque. Isto também é valido quando você e sua equipe precisarem enfrentar um força de maior numero em que será necessário re-alocar o efetivo de pessoas disponíveis.



Seja qual for a sua situação, não se esqueça de considerar o ponto de vista de seu inimigo, ou seja, o que ele consegue ver e usar no terreno para cobrir seus movimentos e ações. Analisando desta maneira, você poderá avaliar as probabilidades de como ele irá proceder. 

Desta maneira, você conseguirá identificar previamente os pontos chaves do terrenos, onde será possível ganhar vantagem sobre o inimigo, como por exemplo, construções com bom campo de visão do perímetro, vegetação densa, pontos de afunilamento etc... Identificar tais locais, ajuda no planejamento da força defensiva.

Cada pessoa deve possuir um responsabilidade defensiva bem definida. Isto ajuda na coesão da força e evita pontos cegos inesperados.

Dentro do perímetro, as construções e ruas devem ser numeradas ou nomeadas para facilitar a comunicação entre os membros da equipe.

Veja o exemplo abaixo.



Outro fator importante para uma defesa, são as posições de mutuo apoio. Isto ocorre quando 02 ou mais elementos do grupo podem cobrir um ao outro. Um dos mais difíceis desafios quando se esta atacando uma posição é exatamente quando existe no local uma cobertura de outro elemento do grupo defensivo. Por exemplo, atacar um edifício enquanto outro prédio vizinho é capaz de efetuar disparos em quem esta invadindo. Desta forma, o atacante será forçado a engajar ambos ao mesmo tempo ou será derrotado. 

Visualizar os inimigos com antecipação é muito importante e deve ser realizado com as possibilidades de sua tropa. Poderá ser realizada por uma equipe de batedores que permanecem em um local alto e deve permanecer totalmente invisível para o inimigo. Pode ser feito também por equipamentos como UAV através do drone AR-DARTER que poderá ser um dispositivo de informação. 

Ao usar UAV's, lembre-se de mante-los fora da visão do inimigo e em uma distância que não possa ser ouvido. Veja um tutorial simples sobre o UAV  neste link.






Você poderá ainda utilizar câmeras fixas,  de controle remoto também poderão ser colocadas em posições chaves e serem utilizada para acompanhar o avanço ou a movimentação do inimigo, conforme mostrado acima.

É possível colocar obstáculos e armadilhas mortíferas, como minas terrestres e anti-veiculos, para atrasar ou até inibir o avanço em determinada área.

Se for utilizar minas, é importante que sejam marcadas as posições que estas se encontram no mapa para a tropa aliada ou grupo.

As minas anti-pessoais devem ser colocada onde provavelmente o ataque terrestre se aproximará. Enquanto que, as anti-veiculos funcionam melhor quando colocadas nas estradas, especialmente em pontos onde é impossível trafegar fora da estrada.

Veículos armados também podem ser muito úteis e poderosos na defesa. Principalmente se a defesa mante-lo oculto do inimigo e utiliza-lo protegidos nas construções.

Conforme o exemplo abaixo, o Gunner só fica visível por cima do muro.

Leva muito pouco tempo para que um veículo cause danos significativos no inimigo. Desta forma, utilize-os para atacar, porém, não demore para esconde-los novamente do inimigo.


As armas fixas, como anti-tanques, metralhadoras e granadeiros, oferecem o mesmo poder de fogo que os veiículos. Só que eles não se movem, porém, podem ser mais facilmente camuflados.



Colocados em posições estratégicas, podem surpreender o inimigo e quando necessário, pode ser desmontado e levado para outro local.


Se estiver posicionado corretamente, será difícil para o inimigo te localizar e te engajar.




Monte-os sempre em que os flancos estejam protegidos e que o arco de tiro não seja muito grande. Ou seja, posicione onde só a área que você irá atirar possa ser visto para responder fogo. Isto pode ser feito, por exemplo, em edifícios, armando-as mais dentro dos ambientes e longe das janelas ou portas.

Não se esqueça que os projeteis dos inimigos podem perfurar as paredes e quanto mais próximo estiver da sua posição, maior a probabilidade dos disparos perfurarem a parede e lhe atingir.

Tenha em mente, também, que as construções podem apoiar sua arma e aumentar sua precisão no momento dos disparos. Além disto, você poderá estocar no local, recursos adicionais em posições estratégicas.

Estando dentro de um edificil também torna-se útil contra fogo de artilharia "morteiros" e também fogo indireto, como tiros propositais. Apesar de ataques constantes serem capazes de demolir completamente um prédio, sempre é preferível ter um teto sobre sua cabeça contra morteiros, foguetes e lançadores de granadas.

A comunicação deve ser sempre essencial dentro do grupo.

Tenha certeza do que você esta vendo e se possível marque no mapa as posições, as movimentações e o tipo de inimigo que se aproxima.



Desta maneira, o líder do grupo poderá remanejar forças para o combate.

Também é importante ressaltar que a força defensiva poderá trabalhar com linhas defensivas. As linhas mais externas resistem ao máximo até retrair ao ponto mais recuado. Saiba quando é hora de se mover, pois, nada adianta permanecer no local e morrerem todos na primeira linha.

Para ajudar, podem ser usadas granadas de fumaça, para mascarar o movimento, conforme mostrado abaixo.



Porém, a granada de fumaça irá revelar claramente a sua intenção de recuo para o inimigo.

Quando for para de ir para próxima linha, corra até a cobertura e se prepare para o combate. Informe para seu grupo ou aliados que sua posição esta sendo alterada e que logo será ocupada pelo inimigo em breve.



Esta são algumas informações básicas para se montar uma defesa eficiente. Espero que seja útil.

FONTE: https://www.youtube.com/watch?v=iKkpSCB_7DM



ARTIGOS RELACIONADOS

ARMA 3 - Utilizando UGV #2 

ARMA 3 - Guia para iniciantes "SNIPERS"

Tutorial para Iniciantes no ARMA 3 

Tutorial para Iniciantes no ARMA 3 ( #2)  

Postagens mais visitadas deste blog