ARMA 3 - Designated Marksman



A tradução de Marksman e sharpshooter é atirador de elite. No Brasil é chamado de atirador selecionado. A função Designated Marksman é dar tiro rápido e preciso em alvos inimigo a até 800m com fuzil semi-automático de precisão e com luneta.

Algumas doutrinas distinguem o Designated Marksman do Sniper e existem muitas diferenças. O sniper tem treino intensivo para sobrevivência, camuflagem, ocultação, furtividade, infiltração e reconhecimento que não são necessárias para o DM. A diferença no treinamento e papel afeta a doutrina e equipamentos.

Os sniper são usados para reconhecimento e efeito psicológico no inimigo enquanto o Designated Marksman é para apoio de fogo de longo alcance para o pelotão.

O Designated Marksman raramente opera individualmente sendo membro regular de unidade anexada ou pelotão e usado se necessário para aumentar o alcance das armas da unidade. Já o sniper raramente realiza só um tiro e sempre é usado em objetivos especificos em times de sniper e observadores. O sniper usa posição estratégica fixa e se camufla enquanto o Designated Marksman muda de posição com o pelotão, e não usa camuflagem diferente da infantaria.


A partir desta informação, podemos entender os tipos de ações a serem executadas dentro do jogo.

Não foi atoa que a DLC MARKSMAN foi criada no jogo ARMA 3. Ela proporciona exatamente os tipos de armas usados por um Designated Marksman em campo de batalha, ou seja, equipamentos com efetividade de disparo entre 600 e 1500 metros.

Dentro ainda desta perspectiva no jogo, podemos criar equipamentos distintos para os dois tipos de funções.

O Defensive Designated Marksman e o Offensive Designated Marksman.


Defensive Designated Marksman

Este Marksman é o tipo que faz reconhecimento.

Você terá que ficar cerca de 90-300 metros do seu pelotão de infantaria. Este Marksman tem o nome de defensivo porque ele observa seus companheiros soldados em uma colina ou em qualquer ponto alto, defendendo e dando-lhes a por radio as posições inimigas. Isto requer prática, paciência e várias horas de treinamento.


Defensive Marksman Loadout (equipamentos)
1x Ghillie
1x MXM W ou uma DLC MARKSMAN (Silenciada/com supressor)/ mira LRPS & ACO no Uniforme ou na Mochila
10x 30rnd 6.5mm STANAG ou munição para arma DLC requerida
1x Rangefinder/Laser Designator
1x Laser Designator Batteries (Opcional)
2x Granadas de Fumaça Branca (Opcional) 


 Um sniper russo acompanhando um pelotão de infantaria em uma patrulha nas montanhas da Chechênia. Na Rússia os snipers atuam como Designated Marksman e não são snipers verdadeiros.


Offensive Designated Marksman

O Offensive Designated Marksman se move através das cidades e colinas. Eles basicamente movem-se com a equipe o tempo todo até que eles vejam o inimigo. Ele se move para trás, chega a uma boa posição e, em seguida, começa a apanhar inimigos. Essas táticas para um Marksman são mais comumente visto com os US Marines, onde boa parte do tempo, o atirador vai passar perto da parte traseira com o CBLS / paramédico. Estes US Marines movem-se com armas como o M24 Bolt-Action, então, dentro do ARMA 3, você pode mover-se com o seu squad com o MXM e RCO por uma cidade.


Offensive Marksman Loadout(equipamentos)
1x Uniforme Padrão Infantaria.
1x Colete
1x Mochila
1x MXM ou Arma DLC MARKSMAN ASSALTO mira DMS ou RCO
15x MX 6.5mm STANAG ou munição DLC específico.
2x Granadas de Fumaça Branca
1x Granada de Fumaça Verde
2x RGO Frag Grenade / RGO MiniGranade



Um Designated Marksman do Exercito Brasileiro em operação no Haiti com um Fuzil FAL equipado com luneta. O FAL não é bom parar sniper por ter cobertura móvel onde é adicionada a luneta.

 



ARTIGOS RELACIONADOS

ARMA 3 - CONHEÇA O WASTELAND  

PERGUNTAS FREQUENTES DO ARMA 3 

ARMA 3 - Guia para iniciantes "SNIPERS"

Postagens mais visitadas deste blog