ARMA 3 - Guia para Iniciantes "MOVIMENTAÇÃO E MAPA"


É de extrema importância o conhecimento do mapa que você está operando. Hoje você poderá entender quais são os risco que abrangem a falta de mapeamento e de se movimentar adequadamente.

MAPEAMENTO

Para analisar o mapa de forma adequada, você precisa decifrar o que é apresentado nele.

Antes de mais nada, apertando a letrar "M" no seu teclado, você poderá utilizar o mapa. Assim sendo, veja o exemplo abaixo.



As setas em laranja neste mapa demonstram a elevação do terreno de acordo com o nível do mar. Ou seja, na primeira seta mais acima do mapa, esta perto de uma rua e tem 52 metros em relação ao nível do mar. Logo abaixo, temos um aumento do terreno com o topo atingindo 54 metros. Na terceira seta, o valor fica em 15 metros, demonstrando que existe um declive acentuado até o mar.

Outra coisa importante para se notar neste mapa, é que neste cume de 54 metros, não existe vegetação considerável para abrigar-se ou esconder-se. Isto é notado pela cor que é apresentada no mapa. No nosso caso, a cor marrom próximo ao numero 54.  Significa também, que não é um bom local para atiradores de elite atuarem, pois, podem ser facilmente identificados.

A vegetação densa ou com arvores mais próxima esta perto da seta com a altura 52. Ela esta demarcada no mapa em verde claro.

Os pontos em verde escuro do mapa normalmente são areas que possuem pequenos arbustos em que também se consegue um bom disfarce. Eles estão mais próximos da "vehicle store".

Também é importante notar neste mapa que temos uma "VEHICLE STORE" (loja de veículos) perto da costa e também uma área circular em azul. Esta área em azul no mapa significa que é um local de respawn de jogadores. Ou seja, este é um local onde os jogadores "nascem" para iniciar a partida.

Portanto, não é necessário ir até o local para saber o que tem. Basta apenas aprender decifrar o mapa corretamente.

Vejamos outros exemplo.



Neste exemplo podemos notar que a área em vermelho é uma GUN STORE (loja de armas). Nesta situação, a palavra "Enemies" esta aparecendo e significa que há inimigos dentro desta área.

O que mais podemos identificar dentro desta área?

Vamos criar uma ação tatica de exemplo agora para demonstrar a efetividade da leitura correta do mapa.

Veja o mesmo mapa abaixo.



As setas laranjas demonstram a elevação do terreno.

A seta azul demonstra que no ponto mais alto, temos um pico ou edificação que oferece alguma proteção para atiradores.

A seta verde claro demonstra que próximo ao local, temos arvores e vegetação.

Podemos notar que a área proximo da seta azul tem 176 metros de elevação e que a seta laranja abaixo da palavra "Enemies" demonstra a altura de 144 metros de elevação. Portanto, temos um declive para esta ação.

As setas brancas demonstram algumas possíveis formas de invasão ao local.

Você pode desenhar para seu grupo as melhores formas de ação no mapa conforme foi feito neste mapa, apertando e segurando a tecla "Ctrl" e clicar com o botão direito do mouse no mapa e arrastar o ponto até o local que você quer marcar.


MOVIMENTAÇÃO

Esta seção irá concentrar-se nas posições em que seu jogador pode usar para se mover e como eles podem empregados para várias situações; CORRER, CORRER USANDO SPRINT, AGAICHAR, e, finalmente, o RASTREAMENTO. 

CORRER



No jogo existem 02 opções de corrida. A corrida leve, a corrida acelerada "SPRINT". Para correr de forma acelerada basta aperta a tecla "W" para correr normal e pressionar junto a tecla "SHIFT" para acelerar a corrida. Vale ressaltar que em alguns servidores, quando você usa a corrida acelerada, seu personagem irá ficar cansado e será necessário um tempo para recuperar o fôlego. Este cansaço também irá afetar muito a precisão da mira, caso seja necessário.

Para correr um pouco mais rápido, você pode girar o scroll do mouse e escolher a opção para guardar a arma. Automaticamente, seu personagem irá coloca-la nas costas, conforme demonstrado na figura acima.

Indico a corrida com armas nas costa, nos casos em que você precisa encontrar um abrigo para se esconder e se refugiar ou para percorrer longas distâncias. Fora destas situações, a melhor opção é sempre com a arma empunhada.

AGACHAR



Para agachar aperte a letra "X" no teclado.

A posição agachada serve para movimentação tatica e também para camuflagem, conforme demonstrada na figura. Se você permanecer deitado em um arbuto, por exemplo, rapidamente será identificado devido a silhueta do corpo em contraste com o arbusto. Porém, estando agachado fica muito difícil o seu inimigo vê-lo. 

A posição agachada também serve para permanecer ativo na troca de tiros com o inimigo, pois, oferece melhor precisão do que permancer em pé.

FAÇA O TESTE NO JOGO.

RASTREAR



Na movimentação de rastreamento, a dificuldade do inimigo em realizar a detecção aumenta se o jogador souber utilizá-la de forma ágil e algumas circunstâncias permanecer imóvel.

Já aconteceu diversas vezes comigo e tenho certeza que com muitas outras pessoas, em que o inimigo passa do seu lado, quase pisando em você, e não te vê. Isto ocorre muito quando o movimento de rastreio acontece na hora correta que o inimigo não esta lhe observando. Exige muito treino para ficar imperceptível. Um bom local para treinar esta movimentação é nas missões de CO-OP e do modo WASTELAND.

No geral, a posição de rastreamento é a mais adequada para efetuar disparos, pois, permite que sua arma esteja "bipodada" no chão, aumentando muito a precisão e a chance de acertar o alvo. Também diminui muito a silhueta ofercida para que o inimigo te acerte, claro que se você estiver de frente com o inimigo em questão, do contrário, pode até ser prejudicial.




ARTIGOS RELACIONADOS

ARMA 3 - CONHEÇA O WASTELAND  

PERGUNTAS FREQUENTES DO ARMA 3 

Tutorial para Iniciantes no ARMA 3 

ARMA 3 - Guia para Iniciantes "SNIPERS"  

Postagens mais visitadas deste blog